Blog
02/09/2021

Histórias da nossa terra

Imagens e fazeres

Vou ali e já volto, mas sem sair de casa

Museu Casa de Portinari, em Brodowski | Foto: Andrea Salles

O contato com a arte e a prática artística nos possibilitam jornadas – para dentro e para fora – a lugares que não conhecíamos e, muitas vezes, nem sabíamos existir.

Há anos o Circuito Sesc de Artes leva artistas de toda parte a praças e públicos de diferentes municípios do estado de São Paulo, promovendo trocas, encontros, diálogos e descobertas. Na edição 2021, Praças Digitais, o público é que embarca em uma viagem – uma não, várias – por diversos territórios paulistas e seus personagens. 

Da fotografia à videoconferência, do desenho às vivências 360˚, do vídeo às experimentações sonoras – tecnologias as mais diversas são usadas para, de onde você estiver, espiar mais longe, ter um gostinho do que seria estar num certo “lá”, que nesse momento, possa se encontrar distante.

Parte da programação do Circuito este ano é literalmente dedicada a isso. Na quarta-feira, dia 8, estreia, nos canais do Sesc Ribeirão Preto, uma visita virtual pelo Museu Casa de Portinari, que fica na cidade de Brodowski, onde o pintor Cândido Portinari (1903-1962) passou a infância e a adolescência com sua família. A construção preserva os móveis e objetos da família e alguns dos primeiros murais que o artista fez. No mesmo dia, estreia também uma mapa interativo digital voltado à cultura no Vale do Paraíba – das riquezas artísticas de suas cidades às diferentes manifestações culturais – como os museus Felícia Leirner e Zé Pereira, além do trabalho do pintor José Carlos Monteiro.

No dia 9, às 21h, estreia no YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc Ao Vivo, um vídeo-passeio inédito pela exposição Marcelo D’Salete – A História Negra em Quadrinhos, em sua montagem no Sesc Araraquara, tendo como guia o próprio D’Salete. Esses canais levam você, no dia 16, mesmo horário, em um percurso pela mostra PretAtitude: Emergências, Insurgências e Afirmações, com Marcio Farias e Juliana dos Santos, no Sesc Rio Preto, apresentando o panorama da produção artística afro-brasileira contemporânea proposto pelo curador Claudinei Roberto da Silva na exposição.

O Sesc Bauru, no dia 10, às 19h, propõe, em seu canal no YouTube, uma experiência sonora a partir das obras da exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, em cartaz na unidade, com fotografias de Sebastião Salgado no maior garimpo a céu aberto do mundo. No mesmo dia, o Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta em suas redes detalhes sobre o Museu Índia Vanuíra, em Tupã, dono de uma das mais importantes coleções etnográficas do país. E o Sesc Piracicaba estreia uma série desenvolvida pelos artistas Ricardo de Moraes e Maurício Pinheiro que, por meio de processos de fotografia digital, cria composições 360˚ de marcos arquitetônicos e monumentos representativos das cidades de Limeira, Rio Claro, Araras, Tietê, Capivari, Piracicaba, São Pedro e Águas de São Pedro.

No dia 12, o Sesc São Carlos traz em seus canais um percurso pela São José do Rio Pardo do escritor Euclides da Cunha. Foi nesse município que o autor, recém-chegado de Canudos, escreveu parte de “Os Sertões”. No dia 16, vai ao ar o giro virtual 360˚ por praças importantes de sete cidades: Registro, Sete Barras, Eldorado, Itariri, Cananéia, Ilha Comprida e Iguape.

E, para quem quer uma experiência 100% ao vivo, que tal visitar, no dia 15, 16 ou 17, às 15h, pelo Zoom, a exposição “Viver até o Fim o que me Cabe!” – Sidney Amaral: Uma Aproximação, que está em cartaz no Sesc Jundiaí? A educadora Alline Lola leva você pelas obras do artista falecido precocemente em 2017. Para essa jornada, em particular, é necessário inscrever-se previamente – as vagas são limitadas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação