Sobre

VOCÊ, SEUS AMIGOS E FAMILIARES SÃO NOSSOS CONVIDADOS!

  • Mais de 250 atividades
  • 157 cidades

  • Palavra do Presidente

    Compromisso renovado

    O empresariado do comércio de bens, serviços e turismo no Brasil emprega, nas atividades ou projetos desenvolvidos, a energia necessária para superar as incertezas e os obstáculos colocados pelas singularidades de cada época. Sua estratégia tem se pautado pelo compromisso com a responsabilidade social e a renovação de ideias e conceitos, por meio de investimentos nas áreas científica e tecnológica, com foco destacado nos recursos humanos. O impacto de suas ações, consequentemente, atinge diferentes públicos, agindo de modo complementar ao papel que cabe aos diversos níveis da administração pública.

    Em 1946, por iniciativa deste mesmo empresariado, foi criado o Sesc como um modelo de atuação de interesse público e sem fins lucrativos, que persiste até hoje por meio da Federação do Comércio e dos Sindicatos a ela ligados, que também é responsável por sua manutenção e gestão. A entidade apresenta um planejamento estratégico em sintonia com os valores da promoção humana e da melhoria da qualidade de vida em prol da sociedade nos campos da educação, cultura, saúde, assistência e lazer.

    A centelha do espírito empreendedor está presente no Circuito Sesc de Artes, caracterizado como um projeto que leva a criação e difusão de atividades culturais a vários municípios do Estado de São Paulo. Diante da pandemia, que restringiu encontros e eventos presenciais por questões de saúde pública, o que também refletiu no funcionamento do setor de comércio e serviços, a alternativa foi propor uma edição virtual, que será transmitida pelos meios digitais, tornando-a potencialmente mais abrangente. Apesar do contexto adverso, o compromisso de fortalecer os 157 municípios participantes e suas comunidades, artistas e gestores, incentivar as cadeias produtivas locais e promover ações de relacionamento com parceiros e públicos diversos, segue ativo e renovado.

    Abram Szajman
    Presidente do Conselho Regional do Sesc São Paulo

  • Palavra do Diretor

    A hora e a vez de se reinventar

    O ano de 2020 ficará marcado na história como o início de uma drástica experiência coletiva global cujos impactos e consequências levarão anos para serem mensurados. Passado mais de um ano do início da pandemia do Covid-19, acentuada pelos efeitos persistentes provocados pelas desigualdades socioculturais e econômicas, os âmbitos da educação e da cultura permanecem essenciais para impulsionar a busca por outros modos de viver, pensar e agir diante de questões potencializadas por tais circunstâncias.

    Nesses contextos, a necessidade de superação faz com que surjam, a partir das memórias e legados disponíveis, um campo de oportunidades que se abre para a emergência de novas formas de sociabilidades e pertencimentos sociais. Desde 2008, o Sesc realiza o Circuito Sesc de Artes que, em seu formato presencial, caracteriza-se por ser uma grande caravana de circulação e difusão de ideias e produções em diferentes linguagens artísticas, ocupando espaços públicos de livre acesso. O objetivo é apresentar parte do que o Sesc promove, valorizando princípios democráticos como os direitos à cidade e à cultura, e a valorização da diversidade e da sustentabilidade.

    Tais valores, pilares de sua atuação, encontram-se traduzidos nas propostas oferecidas aos participantes de suas atividades e ações, um universo de possibilidades que extrapola a divisão entre modalidades artísticas, buscando provocar novos olhares, reflexões e vivências. Diante do atual quadro de restrições, somos impelidos a reinventar práticas outrora consolidadas, assumindo os riscos que as transformações vertiginosas trazem, para desempenhar a função de interesse público que nos caracteriza. Uma delas tem sido a incorporação e a ampliação de nossa presença nos meios digitais visando manter o diálogo com nossos públicos.

    É nesse sentido que se insere o Circuito Sesc de Artes 2021: Praças Digitais, reforçando a convicção de que cultura e educação são faces da mesma moeda. Nessa perspectiva, cadeias produtivas são ativadas, novos arranjos coletivos são tecidos, assim como redesenham-se limites territoriais e/ou cartográficos para estimular interações afetivas com outros sujeitos portadores de histórias, complexidades e expectativas singulares. A despeito da dimensão virtual da atual edição, o foco continua sendo a articulação e a cooperação com municipalidades e organizações de classe do setor do comércio de bens, serviços e turismo, espaços públicos e protagonistas locais em 157 cidades do Estado de São Paulo, contemplados por ações formativas no campo da gestão e da mediação. O intuito é permitir que diversos públicos possam se aproximar de manifestações que lhes encantem, desassosseguem ou, simplesmente, lhes tragam o conforto do reconhecimento, nesse mundo de dimensões ilimitadas.

    A programação inclui apresentações, atividades formativas como cursos, oficinas, residências, capacitações e consultorias; produção de conteúdos literários e audiovisuais; encontros entre artistas; relatos de experiência atravessados pela história e gastronomia locais, além de ações solidárias do programa Mesa Brasil Sesc São Paulo e da área de literatura.

    Tudo é reaprendizado e desafio, desejo de se reencontrar, de se achegar e prosear com segurança, cuidado e respeito. A incorporação dos recursos digitais faz parte do compromisso do Sesc em disponibilizar ao maior número de pessoas um cardápio de escolhas que contemple públicos e gostos diversos, reafirmando a cultura como um direito inalienável do cidadão. Que as Praças Digitais, como canais abertos de interação, estejam sempre disponíveis e acessíveis àqueles que quiserem desfrutá-las!

    Sejam todos muito bem-vindos!

    Danilo Santos de Miranda
    Diretor Regional do Sesc São Paulo

  • Carta de princípios culturais
  • Praças Digitais

    Contemplando 157 cidades do estado de São Paulo, o Circuito Sesc de Artes, em sua 12ª edição, conta com a participação de profissionais, instituições, grupos, coletivos e artistas que atuam nacionalmente, muitos deles nascidos nos municípios paulistas, a exemplo de nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Reynaldo Gianecchini, Maria Gadú, Kamau, Daniel Munduruku, Renato Teixeira, Marcia Kambeba, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Roberta Estrela D’Alva, Marcelo D’Salete, Conceição Evaristo, Renato Janine Ribeiro, Siba e Museu Casa de Portinari, entre outros.

    Nesta edição, realizada de 8 a 19 de setembro, o evento apresenta uma programação totalmente on-line e gratuita com mais de mil artistas e 250 atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo.

    As atividade são propostas em torno de nove eixos temáticos. Em Teatro+Dança+Circo, acontecem as apresentações de teatro, dança e circo em suas diversas expressões. As sonoridades musicais e experimentações podem ser conferidas no eixo Som na Caixa, enquanto Luz, Câmera e Ação compartilha obras e práticas audiovisuais.

    Imagens e Fazeres traz criações visuais e artesanais que expressam sentidos e narrativas, Dedo de Prosa apresenta contos, causos e histórias transmitidas boca a boca e por texto escrito, assim como Coisa de Criança foca em uma série de conteúdos para o universo infantil.

    Conhecimentos e modos de fazer que impulsionam a vida em sociedade integram o eixo É Coletivo, já os fatos, modos de fazer e curiosidades regionais estão reunidos em Histórias da Nossa Terra. O último eixo, Cultura em Pauta, traz conversas sobre fazer, ensinar e vivenciar cultura.

    Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais e tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes.

  • Ficha técnica

    SESC – SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO
    Administração Regional no Estado de São Paulo

    PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL
    Abram Szajman

    DIRETOR DO DEPARTAMENTO REGIONAL
    Danilo Santos de Miranda

    SUPERINTENDENTES
    Técnico-social Joel Naimayer Padula
    Comunicação Social Ivan Giannini
    Administração Luiz Deoclécio Massaro Galina
    Assessoria Técnica e de Planejamento Sérgio José Battistelli

    GERENTES
    Ação Cultural Rosana Paulo da Cunha
    Artes Visuais e Tecnologia Juliana Braga de Mattos
    Alimentação e Segurança Alimentar Márcia Aparecida Bonetti Agostinho
    Educação para Sustentabilidade e Cidadania Denise Baena
    Estudos e Desenvolvimento Marta Colabone
    Estudos e Programas Sociais Cristina Madi
    Saúde e Odontologia Maria Odete F. M. Salles
    Atendimento e Relacionamento com Públicos Milton Soares de Souza
    Artes Gráficas Hélcio Magalhães
    Centro de Produção Audiovisual Silvana Morales Nunes
    Desenvolvimento de Produtos Évelim Moraes
    Difusão e Promoção Marcos Ribeiro de Carvalho
    Sesc Digital Fernando Amodeo Tuacek
    Edições Sesc Iã Paulo Ribeiro

    Assessoria Jurídica Carla Bertucci Barbieri
    Assessoria de Relações Internacionais Áurea Leszczynski Vieira Gonçalves
    Assessoria de Imprensa Ana Lucia de La Vega

    UNIDADES
    Araraquara Daniel Eiji Hanai
    Bauru Renata Salvador
    Bertioga Marcos Roberto Laurenti
    Birigui Silvio Luis França
    Campinas Hideki M.Yoshimoto
    Catanduva Marcos Roberto Martins
    Centro de Pesquisa e Formação Andrea Nogueira
    Guarulhos Oswaldo de Almeida Junior
    Jundiaí Celina Kunie Tamashiro
    Osasco Ana Paula Malteze
    Piracicaba Fábio José Rodrigues Lopes
    Registro Debora Teixeira
    Ribeirão Preto Mauro Cesar Jensen
    Rio Preto Sebastião Eduardo Costa Martins
    Santo André Jayme Paez
    Santos Luiz Ernesto Figueiredo
    São Caetano Denise Lacroix
    São Carlos Vilma Aparecida de Marchi
    São José dos Campos Claudia Maria da Silva Righetti
    Sorocaba Claudia de Figueiredo
    Taubaté Daniela Savastano
    Thermas de Presidente Prudente Fabiola Gaspar das Dores

    CIRCUITO SESC DE ARTES 2021

    Coordenação
    André Augusto Dias, Carolina Barmell, Emerson Pirola, Fernando Viana, Marina Pinheiro, Renata Figueiró, Rodrigo Gerace, Sabrina Tenguan

    Programação
    Adriana Cruz Macedo, Adriana Judith Rachman, Ana Flavia Sousa, Adriano Antonio da Costa, Alex Dias, Alexandra Linda H. Matos, Alexandre Ramos Vasques, Aline Stivalleti, Allan Kendy Ichihashi, Amanda Prado de Oliveira, Amanda Silva, Ana Carolina Dos Santos Ferreira, Ana Carolina Massagardi, Ana Maria Rodolpho Tavares Alves, Ana Paula Ambrosio, André Carlos da Silva, André Luis Locateli, André Rosário, Andrea Nunes, Andressa Góis, Antonio Celso C L de Souza, Ariane Carvalho da Cruz, Barbara Guirado, Betina de Tella, Bruno Corrente Andriani, Bruno Melnic Incao, Camila Amaral Tavares, Camila Gabriel, Camila Machado, Camilo Riani Costa Cazonatto, Carina Figueira, Carla Romano Sampaio Antunes, Carlos Alberto Silva, Carlos Cabral, Carlos Petrachini, Carlos Seizem Iramina, Carmen Roberta Lobo, Carolina Barbosa de Melo, Carolina Garcez, Cassio Quitério, Cecilia Ferreira de Nichile, Celene Rissato, Celia Harumi Seki, Cibele Mion, Claudete Moreira dos Santos Greiner, Claudete Moreira dos Santos Greiner, Cléber Rocha da Silva, Clóvis Ribeiro de Carvalho, Cristiane Ferrari, Cristiane Moreira Cobra, Cynthia Yara Urbina Carrion, Dani Scopin, Daniel Yonashiro, Daniela Mippo, Daniela Monte Rosa, Danilo Cymrot, Danilo Medeiros, Débora Dacanal, Denis Salzano, Denise Kieling, Priscila Modanesi, Denise Rosa Marcelino, Fernando Mendonça, Diego Swerts Micieli, Diego Valladares, Diogo de Moraes Silva, Edimeire Piovezam, Elaine Cristina Barbano, Elisangela Pimenta, Fabiana Della Coletta Monteiro, Fabiana Guerra, Fabiano Mastrodi, Fabio Vasconcelos, Fabrício Floro e Silva, Felipe Sabino da Silva, Fernanda Gonçalves, Fernanda Silvestre, Fernanda Vargas, Fernando Fialho, Francine Sayuri Sekawa, Francisco Galvão, Gabriela da Silva Neves, Gabriela Evaristo, Gabriela Navarro Zumiani, Gabriella Rocha, Gilcemar Aparecido Borges, Graziela Marcheti, Guilherme Leite Cunha, Gustavo Faria, Gustavo Mescoki Sarti, Isabela Trazzi, Henrique Barcelos, Isabel Alexandre, Itamar Dantas, Iuri Botão, Jane Eyre Piego, Jefferson Alves, Jefferson Bittencourt, Jefferson de Souza, João Carlos Doescher Fernandes, João Paulo Guadanucci, João Roberto Vicentini, Johnny Abila, Jorge Luis Moreira, José Carlos De Alencar Junior, José Oswaldo Teixeira Jr., José Roberto Motta, Juliana Silva dos Santos, Juliano de Souza, Julieta Machado, Karina Musumeci, Katia R. Corrêa Barelli, Kelly Adriano de Oliveira, Larissa Thomaz Corá, Leandro Barbosa, Lerisson Nascimento, Ligia Azevedo, Lilian de Fátima Camilo, Lilian Ronchi, Lilian Vieira Ambar, Luana Moura Ishikawa, Lucas Molina, Lucia Helena do Nascimento, Lucia Lopes Simões, Luciana Cassiano Machado C. Gonçalves, Luciane Pierin, Luiz Eduardo Benini, Luiz Fernando Figueiredo, Luiz Fernando Silva, Mara Rita Oriolo, Marcos Roberto Santos, Marcos Tadeu Camargo da Silva, Margarete Regina Chiarella, Maria Denise Leite, Mariana Barbosa Meirelles Ruocco, Mariana Fessel, Mariana Marquiori, Mariani Gasperini Nunes Bernardes, Marina Tomaz Zan, Mário Sérgio Barroso, Maristella Bottas Langhi, Mateus Santos, Mauricio Del Nero, Mauricio Pinheiro, Mauricio Trindade, Meilin M. W. da Silva, Melina Izar Marson, Miguel Antonio dos Santos de Brito, Moara Zahra Iak, Nádia Mangolini, Natália Lemes Araujo, Ney da Silva Martins, Nilo Mortara Gomes, Nilva Costa da Luz, Octávio Weber, Patricia Grecco, Paula Dias Rodrigues, Paulo Henrique Verardi, Pedro Alberto Ribeiro, Pedro Leonardo Leme Bueno, Priscila Rahal Gutierrez, Priscila Souza de Oliveira, Priscila Xavier, Rafael Barcot, Rani Fuzetto, Raquel Mussolini Fonseca, Regiane Galante, Regina Gambini, Renata Mesquita, Renato Diego Alves de Jesus, Renato Francisco de Assis, Renato Oliani, Ricardo Silvestre, Ricardo Tacioli Serafini, Roberta Assef, Roberto Sturion Sgarbiero, Rogério Ruano, Rosana Elisa Catelli, Ruth dos Santos, Sandra Maria Frederici, Sandra Regina Feltran, Sara Regina Centofante, Sérgio Lopes Sérvollo, Sérgio Luis Venitt de Oliveira, Sidenia Freire Pereira, Silvio Luiz da Silva, Simone Aranha, Sonoe Juliana Ono Fonseca,  Suellyn Camargo, Suianni Macedo, Susana Cerveira, Tales de Deus Diniz, Talita Rebizzi, Tatiana Fujimori, Thais Heinisch de Carvalho e Silva, Thais Silvério, Thaísa Novaes de Senne, Thiago Manfrini, Thomaz Castro, Ubiratan Nunes Rezende, Valéria Jenaite Taveiros, Vanessa Machado, Vitor Hugo Vieira, Wagner Dini de Castro, Walter Frank F. S. de Araujo, Wanner Rodrigues, Willian Pereira

    Comunicação

    Conteúdo Digital Érica Georgino, Juliana Ramos, Leandro Nunes, Carlos Rocha, André Conceição, Bruna Marcatto, Frederico Zarnauskas
    Editores Web Danny Abensur, Fabiola Raquel Binas Rego, Lilian Vieira Ambar
    Desenvolvimento de Produtos Francisco Manoel Santinho, Claudia Regina dos Santos
    Gestão de Conteúdo e Imprensa Aline Ribenboim, Tamara Demuner
    Mídias Daniel Tonus, José Gonçalves Junior e Renato Perez
    Assessoria de Comunicação Carol Ribas, Carol Menegatti, Kelly dos Santos
    Produção Audiovisual e Fotografia Joana Eça de Queiroz, André Queiroz
    Edições Sesc Francis Manzoni, Antônio Carlos Vilela dos Reis | Revisão Túlio Kawata
    Produção Audiovisual e Edição Ana Cristina Pinho, André Queiroz, Clarissa Nobrega, Daniel Sanchis, Erika Takahashi, Giuliano Jorge Magalhães, Joana Eça de Queiroz
    Artes Gráficas César Harold de Almeida Albornoz, Rogério Ianelli
    Relações Institucionais Danielle Simas, Fulvio Guido Andrade
    Credenciamento Naiara Candido Sacilotto, Natália de Souza Freitas, Robson Luiz dos Santos
    Relatório Felipe Sabino da Silva, Priscila Rahal, Ubiratan Nunes Rezende

    Identidade Visual, Projeto Gráfico e Site
    Alles Blau, Mandelbrot (desenvolvimento) e Fabio Riff (identidade sonora)

    Equipes de comunicação nas Unidades

    Adenor Serrano, Aguinaldo Soares da Costa, Alberto Seiji Fukasawa, Alex dos Santos Faria, Alex Siciliani Anastacio Cruz, Alexandre Sousa Leopoldino, Aline Sagiorato de Castro, Ana Paula Travensolo, Ana Paula Veríssimo, Anderson Carvalho, André Romani, Andréia do Vale Rufato, Andreia Dorta, Ângelo Moraes, Ariane Madureira Busnardo, Barbara Gabriela Duram Santos, Bruna Santos de Oliveira Martins, Bryan Belati, Carla de Souza, Carla Dutra da Silva, Cherrye Mendes Virote, Cláudio Eduardo Rodrigues, Consuelo Carvalho, Corina Assis, Cristiane Isidio,  Dalmir Ribeiro Lima, Danilo Silva, Davison Dirceu Lunardeli Alvares, Eduardo Santana Freitas, Fábio Augusto Corrêa, Fabio Saraiva Teles, Felipe Veiga, Fernanda Borges, Fernanda Paccanaro, Fernando Bisan, Fernando Fujita Saga, Giselly Martins Barbosa, Giuliano Martins, Guilherme de Carvalho, Gustavo Vitti, Luciane Garcia Motta, Helenir Hernandes Kuschnaroff, Heloísa Gramari, Indiara Fernanda da Cunha Duarte, Isabel Antunes, Jefferson Santanielo, João Pedro Caires, Julia Krauss Stabel de Carvalho, Juliana Torres, Marcelo Friggi, Juliane Barbosa Braga, Karen Cristine Pimentel dos Santos, Kelly dos Santos, Lirian Luiz, Luana Ligero, Luciana Carla Zunfrilli, Luciano Domingos da Silva, Marcia Helena Luchiari Beltrami, Márcia Moreira, Marcos Ramon, Mariana Rosa, Marinho Rodrigues, Michel Enrique dos Santos, Mildred Gonzalez, Natália Monik Boska Anderson, Paola Leda Brunelli, Rafael Castori de Andrade, Rafael Negs, Rafaela Ometo, Renata Freitas, Roberto Cristiano de Santana Santos – “Maty”, Robson Moreira, Rodrigo Cornaciom, Rodrigo de Sousa Melo, Rosimeire Coelho, Ruan Carlos Da Silva Conceicao, Samantha Azambuja, Sergio Henrique de Souza, Sidnei Eugenio da Silva, Silvia Helene Zaccarin, Sofia Calabria Y Carnero, Stephany Tiveron Guerra, Tais Pedroso, Tatiane Ferrari, Thais Ribeiro Camarda, Thamires Magalhaes Motta, Thamyres Rodrigues de Araujo, Thiago Ferri, Vinicius Pereira de Oliveira, Viviane Alves Ramos Lourenço, Viviane Cardoso Trindade