Blog
09/09/2021

Coisa de criança

Cultura em pauta

Dedo de prosa

É coletivo

Histórias da nossa terra

Imagens e fazeres

Luz, camera e ação

Som na caixa

Teatro+Dança+Circo

Saiba como aproveitar a programação do Circuito Sesc de Artes

Circuito traz mais de 250 atividades e o envolvimento de aproximadamente 1.000 artistas e gestores culturais em programação especial classificada em nove eixos temáticos  

A programação do Circuito Sesc de Artes – Praças Digitais está distribuída em nove eixos temáticos. São eles: Teatro+Dança+Circo; Som na caixa; Luz, câmera e ação; Imagens e fazeres; Dedo de prosa; Coisa de criança; Histórias da nossa terra; É coletivo; e Cultura em pauta. Mas você deve estar se perguntando o porquê dessa divisão, na contramão da tradicional separação das atividades por formato, o que é mais usual na área cultural. Por isso, nós explicamos por aqui!

Um grupo de trabalho multidisciplinar foi responsável por pensar cuidadosamente na concepção da primeira edição totalmente digital do Circuito em 2021, o que envolveria 22 unidades do Sesc São Paulo na concepção das 250 atividades envolvendo mais de 1.000 artistas e gestores culturais, representando a enorme diversidade cultural de 157 cidades paulistanas.   

Durante essas conversas de concepção, os profissionais perceberam que no ambiente digital as linguagens artísticas se apresentavam de forma “transversal”,  ou seja, se fundem umas nas outras. Por exemplo, no ambiente on-line tudo que é apresentado já chega no formato audiovisual e, a partir daí, em qualquer dispositivo móvel conectado com a internet, os espectadores teriam contato com as atividades on-line de teatro, cinema, dança, circo e até cursos, entre outros formatos que estão no Circuito. Surgiram daí, os Eixos Temáticos.  

Som na caixa: sonoridades musicais e experimentações 

Este ano, o Circuito Sesc de Artes chega aos celulares, computadores e tablets das pessoas para reforçar o vínculo do público com a cultura, esta ferramenta não só de entretenimento, mas de descompressão dos dias difíceis vividos durante a pandemia, que deixou todos isolados em suas casas vendo tudo por uma tela e atingiu diretamente as atividades de um setor tão importante, porém dependente dos espaços físicos, mas teve que se adaptar. 

Por outro lado, o ambiente digital pode apoiar a democratização da cultura, visto que 90% da população tem um telefone móvel conectado. Para se ter uma ideia, estudo do Itaú Cultural, em parceria com o DataFolha, identificou que 80% dos que viram apresentações de teatro, música e dança on-line desejam seguir com a prática na volta à normalidade. Já entre os espectadores infantis, esse índice é de 81%. Então, o Circuito chegou com objetivo de fortalecer os laços entre a cultura e as pessoas nas cidades. 

Coisa de criança: série de conteúdos para o universo infanto-juvenil 

Quais são os eixos temáticos do Praças Digitais? Veja a seguir:

Teatro+Dança+Circo: teatro, dança e circo em suas diversas expressões 

Corpos livres e dançantes, atores e atrizes com textos potentes na ponta da língua, bonecos que se animam, saraus, cabarés e rodas de conversa prontos para começar. Em palcos variados, abrem-se as cortinas para dezenas de apresentações que vão provocar da emoção mais íntima ao riso mais escancarado. 

Som na caixa: Sonoridades musicais e experimentações 

Do cancioneiro popular aos sons do contemporâneo. Das modas de viola tradicionais a experimentações sonoras diversas. O Circuito Sesc de Artes recebe cantores e cantoras, instrumentistas, pesquisadores, grandes mestras e mestres que vão cantar, tocar e contar essa paisagem sonora em toda a sua poesia e variedade. 

Luz, câmera e ação: compartilhamento de obras e práticas audiovisuais 

As possibilidades da produção cinematográfica e do audiovisual se ampliam em uma série de oficinas e conversas entre artistas, pesquisadores, realizadores e interessados em geral. Performances e intervenções variadas ajudam a compor o cenário, abrindo espaço para identidades emergentes e novas territorialidades. 

Imagens e fazeres: criações visuais e artesanais que expressam sentidos e narrativas 

Em bate-papos, oficinas e demonstrações variadas, artistas e artesãos oferecem ao público o que têm de melhor: sua arte e seus saberes. A inspiração para aprender algo de novo virá da observação e da prática, estimulada de diversas maneiras, sempre a partir da curiosidade e da explicação detalhada de técnicas e processos.  

Dedo de prosa: Contos, causos e histórias, transmitidas boca a boca e por texto escrito 

Toda contação de histórias se renova a cada vez que uma pessoa se põe a contar e outra, a ler ou a ouvir. Quantos universos não se tornam possíveis, quanto não vivemos e aprendemos nesses gostosos espaços de fruição? Deixe-se levar por narrativas, reais e ficcionais, preenchendo o tempo com o delicioso instante da imaginação. 

Coisa de criança: série de conteúdos para o universo infanto-juvenil 

De esquetes cômicas a séries mais didáticas e explicativas, passando por contos audiovisuais e histórias gravadas, para ver e ouvir, o Circuito Sesc de Artes recebe produções variadas feitas especialmente para o mundo dos pequenos e dos não tão pequenos, com a certeza de bons momentos e reflexões! 

Histórias da nossa terra: encante-se com fatos, modos de fazer e curiosidades regionais 

Artistas, especialistas e moradores do interior de São Paulo revelam seu olhar sobre os lugares que habitam. Como guias, vão nos apresentar casas, praças e campos, resgatar memórias e compartilhar conhecimento. Aprenderemos receitas deliciosas e ouviremos histórias que correm pelas calçadas – sem esquecer do cafezinho no final. 

É coletivo: conhecimentos e modos de fazer que impulsionam a vida em sociedade 

Das artes à economia, da educação à política, nenhuma ação é isolada – e ganha maior potencialidade quando pensada no coletivo. O  Circuito abre espaço para rodas de conversa, intervenções, collabs e outras atividades formativas e informativas em âmbitos diversos da cultura, sensibilizando olhares e motivando ações. 

Cultura em pauta: conversas sobre fazer, ensinar e vivenciar cultura 

Espaços de reflexão sobre as atividades culturais em todas as suas facetas: da criação, individual ou coletiva, ao compartilhamento, em espaços públicos ou privados. Abordagens diversas sobre as ferramentas para continuar e expandir os movimentos culturais nos tempos de hoje, considerando os desafios e impactos da pandemia. 

Imagens e fazeres: criações visuais e artesanais que expressam sentidos e narrativas 

Conheça a programação completa do Circuito! Acesse aqui.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação