Blog
01/09/2021

Cultura em pauta

Curso Diálogos sobre Gestão Cultural: saiba mais!

Série de encontros faz parte do Circuito Sesc de Artes – Praças Digitais/2021

De 1 a 4/9, o Sesc São Paulo realiza o curso on-line e gratuito Diálogos sobre Gestão Cultural, com a proposta de promover o debate entre gestores e profissionais culturais que atuam na esfera pública, privada e do terceiro setor em 157 municípios de São Paulo. O curso faz parte do Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais, cuja programação mais ampla, com mais de 250 atividades gratuitas, acontece de 8 a 19/9, com mais de 250 atividades on-line. 

Durante quatro dias, o curso “Diálogos sobre Gestão Cultural”, que contemplará reflexões sobre a atual crise do setor, sobre como o ambiente digital transformou a maneira como a sociedade está consumindo cultura e quais são as perspectivas para os próximos meses, entre outros temas de interesse da atualidade, em um diálogo aberto com especialistas, pesquisadores e autores do campo da gestão pública da cultura, das políticas culturais e tecnologias digitais. 

A abertura acontece no dia 1/9, quarta-feira, a partir das 16h, com a presença de Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, e dos convidados Bianca Santana e Guilherme Varella, que debatem o tema “Cultura para Transformar”. 

As vagas são limitadas e os encontros acontecem na plataforma Zoom. Para participar, é preciso se inscrever em: https://bit.ly/CursoGestaoSesc  

Acompanhe a programação completa do curso: 

1/9 – QUA – 16h | ABERTURA 

Danilo Santos de Miranda, filósofo, cientista social, diretor Regional do Sesc – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. É conselheiro de diversas entidades e membro da Art for the World (Suiça). 

Cultura para Transformar | com Bianca Santana e Guilherme Varella 

Os impactos da crise e de que forma a cultura pode apoiar na compreensão do cenário atual, bem como ajudar nas adversidades contemporâneas. 

Bianca Santana é jornalista, doutora em Ciências da Informação (ECA-USP) e autora dos livros “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro” (Cia. Das Letras) e “Quando me descobri negra” (SESI-SP) 

Guilherme Varella é pesquisador, advogado, gestor cultural e músico. Foi Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e executivo na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Hoje atua como Diretor do Instituto Cultura e Democracia. 

2/9 – QUI – 16h 

Gestão Cultural em Tempos de Crise | Com Isaura Botelho e Silvana Lumachi Meireles 

Desafios das políticas públicas de cultura diante da crise. Os impactos da pandemia na Gestão Cultural. 

Isaura Botelho é gestora cultural desde 1978, especializada no planejamento e formulação de políticas públicas de cultura, envolvendo instituições como Funarte, Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura (MinC).  

Silvana Meireles é gestora cultural e atual Secretária Executiva de Cultura de Pernambuco. Foi Secretária Nacional de Articulação Institucional do MinC, tendo sido responsável pelo Sistema Nacional de Cultura e pelo programa Mais Cultura. 

3/9 – SEX – 16h 

Atividades Culturais e o impacto digital | Com Thiago Carrapatoso e Tiaraju Pablo D`Andrea 

As tecnologias digitais e as possibilidades de ação cultural. A programação cultural on-line e os novos públicos. Políticas Culturais e Tecnologias Digitais. 

Thiago Carrapatoso é jornalista e mestre pelo Center for Curatorial Studies (CCS) no Bard College (NY). Atuou na fundação da Casa de Cultura Digital e no Movimento Baixo Centro. É autor da pesquisa “A Arte do Cibridismo” da Funarte.  

Doutor em Sociologia, Tiaraju Pablo D’Andrea é professor da Unifesp, coordenador do Centro de Estudos Periféricos e autor do livro “40 ideias de Periferia” (Dandara Editora). 

4/9 – SÁB – 16h 

Reflexões sobre a Lei Aldir Blanc e Plano Nacional de Cultura | Com Ana Paula do Val e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira 

Os impactos da Lei Emergencial da cultura nos municípios brasileiros. Desafios para a implantação da legislação nos municípios. 

Especialista em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII (França), Ana Paula do Val é mestra em Estudos Culturais pela EACH-USP e pesquisadora do MALOCA – Grupo de Pesquisas Multidisciplinares em Arquitetura e Urbanismos do SUL (UNILA-PR).  

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira é artista circense, docente e pesquisadora de artes e políticas culturais. É doutora pela USP e pós-doutoranda no Instituto de Artes da Unesp. 

—  

O Circuito Sesc de Artes é uma ação do Sesc São Paulo, que acontece desde 2008. Em 2021, o evento acontece totalmente on-line, no formato de Praças Digitais, com a maior parte da programação concentrada entre 8 e 19 de setembro.   

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação