Blog
08/09/2021

Histórias da nossa terra

Imagens e fazeres

Ilustrações postais: confira e baixe os postais virtuais do Vale do Ribeira

Prédio K.K.K.K, onde funciona o Sesc Registro, ilustrado por Diego Haiek

“Nossa, esta vista é tão bonita que parece uma pintura!” Quem nunca exclamou algo do tipo, diante de uma cena digna de cartão postal? Pois o Sesc está levando isso ao pé da letra! Conheça e reconheça pontos icônicos de sete cidades do Vale do Ribeira – Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Registro e Sete Barras – por meio de artes postais.


A ação Ilustrações postais – Cartões postais virtuais do Vale do Ribeira, com Diego Haiek, é parte do Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais e tem a intenção de incentivar o turismo e as artes visuais da região.

O direito ao lazer e à cultura sempre estiveram presentes nas linhas de ação do Sesc. Por isso, nosso programa Turismo Social foi pensado para ampliar o acesso a essas áreas. O objetivo é expandir o conceito de viajar, estimulando a população a encontrar novos mundos, dialogar com outras culturas, interagir com os habitantes dos locais visitados, conhecer seu patrimônio natural e, acima de tudo, respeitar suas tradições, sempre de forma responsável.

O Sesc Registro ampliou o acesso a diferentes perfis de público por meio de um leque extenso de ações nas áreas cultural, esportiva, de sustentabilidade, de assistência e de educação para saúde, sempre fundamentadas pelo viés socioeducativo. O Vale do Ribeira é um destino de natureza preservada e muito influenciado pelos saberes e fazeres das comunidades indígenas, caiçaras, quilombolas e da colônia japonesa. Para potencializar a divulgação do patrimônio arquitetônico e natural de algumas cidades do Vale do Ribeira, foram selecionados três pontos de interesse turístico de cada uma delas.

Cananéia

Em Cananéia, as casas do centro histórico acolhem moradores e visitantes, com suas cores vivas e linhas preservadas desde os tempos coloniais. A vista da Avenida Beira-Mar é um ensejo para desacelerar e apreciar o horizonte, onde, entre voos de aves aquáticas, botos-cinza e barcos ancorados, podemos apreciar as atividades dos pescadores e a Ilha do Cardoso.

Eldorado

Em Eldorado, a Igreja Nossa Senhora da Guia marca o território da praça, num grande respiro em meio à cidade. Caminhando um pouco, vegetação adentro, a umidade da Mata Atlântica nos convida a uma aventura pela grandiosidade da Cachoeira do Meu Deus, que já foi eleita a mais bela de São Paulo, e pelas reentrâncias da Caverna do Diabo, a maior do estado e uma das maiores do Brasil.

Iguape

Iguape, também conhecida como Princesa do Litoral, é destino sagrado – não só pela presença da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, que oferece a segunda maior festa religiosa paulista, mas também pelo rico patrimônio histórico, cultural e natural. Para quem quer calmaria, vale conhecer o Costão da Jureia, um território caiçara de beleza natural preservada, assim como a orla do Valo Grande, carregado de história desde a sua controversa construção.

Ilha Comprida

Ilha Comprida oferece toda uma atmosfera caiçara: as praias do Boqueirão são os pontos mais populares para um dia de sol perto do mar. Um passeio pela Lagoa do Adriana garante o lazer no meio da cidade. E, para finalizar o dia com um lindo horizonte para ver o pôr do sol, curta a vista panorâmica nas Dunas do Araçá, com o Mar Pequeno de um lado e o mar aberto do outro.

Itariri

Itariri é outra cidade rodeada de verde e muitas águas. O Rio do Azeite, que atravessa o município, constrói uma estreita relação dos moradores e visitantes com a natureza e nos guia a verdadeiros paraísos naturais, como a Cachoeira da Italiana e a Cachoeira do Salto.

Registro

Em Registro, as referências à colonização japonesa estão em todos os cantos: do cultivo tradicional do chá na área rural, presente desde os primeiros anos dos imigrantes na cidade, até a imagem do Torii à beira-rio, passando pela presença da arte contemporânea com o monumento Guaracuí (obra icônica doada por Tomie Ohtake em homenagem à colônia).

Sete Barras

Sete Barras, que carrega em seu nome histórias que remetem ao primeiro ciclo do ouro brasileiro, nos leva a uma viagem no tempo com seu centro histórico e a um banho revigorante na Cachoeira do Quilombo, com suas quedas e piscina natural. A cidade também proporciona um passeio contemplativo na Praça da Colonização Japonesa, que homenageia a comunidade nipo-brasileira da região com a imagem sagrada do Toori, o portal tipicamente japonês que simboliza a transição para o sagrado – como se estivesse a receber o Rio Ribeira de Iguape.

Buscando incentivar a produção artística local e apresentar cartões postais em uma perspectiva original e criativa, todos esses pontos encantadores foram interpretados pelas mãos do artista registrense Di Haiek. Formado em Gestão Ambiental e cursando bacharelado em Design de Moda, atualmente Di Haiek é educador na oficina de mangá da Prefeitura de Registro. Também ministra aulas particulares de desenho básico e intermediário para crianças, adolescentes e adultos, bem como de técnicas de colorização com diversos materiais: caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, giz pastel e aquarela.

Com inspiração na abundância das águas na região, Di Haiek escolheu a aquarela para criar 21 artes, numa proposta que convida todos a visitar e a contar suas próprias experiências compartilhando os postais. Bora conferir essas peças lindas? Veja o processo criativo do artista no YouTube do Sesc Registro e faça o download dos postais!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação