Blog
05/10/2021

Cultura em pauta

Imagens e fazeres

Ciclo de Sensibilização para Educadores

imagem de divulgação | cortesia stela barbieri

Ação, que integra a programação do Circuito Sesc de Artes 2021 –  Praças Digitais, traz em três encontros on-line, com mediação de Stela Barbieri, reflexões teóricas e proposições práticas sobre estratégias de aplicações da arte e da cultura na reocupação das escolas após a pandemia

Após a qualificação de cerca de 900 gestores e profissionais culturais no ciclo Diálogos sobre Gestão Cultural e uma programação com mais de mil artistas em mais de 250 atividades artísticas totalmente on-line e gratuita, o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais chega ao fim com a realização do Ciclo de Sensibilização para Educadores. Dividida em três encontros, a ação, voltada aos professores das redes pública e particular de ensino de todas as cidades do estado de São Paulo, acontece dias 20 e 27 de outubro e 3 de novembro, quartas-feiras, às 18h, com transmissão pelo canal do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo no YouTube (https://www.youtube.com/cpfsesc)

Em cada encontro, a artista, autora e educadora Stela Barbieri irá dialogar com três educadores e/ou artistas de diferentes lugares do Brasil, com diversas vivências, conhecimentos e locais de ação, no intuito de refletir e compartilhar formas de incorporação de manifestações artísticas como meios para reaproximar os(as) estudantes do ambiente escolar e da aprendizagem de conhecimentos significativos, colaborando com os(as) professores(as) no enfrentamento dos desafios da prática educativa no contexto atual. 

Além de discutir os caminhos de invenção e transformação para a educação no Brasil, os encontros on-line também trazem reflexões teóricas e proposições práticas sobre estratégias de aplicações da arte e da cultura na socialização, com o intuito de pensar novas formas de reocupar a escola após a pandemia.  

Mais de um ano após o início dessa extrema experiência coletiva global, acentuada pelos efeitos persistentes provocados pelas desigualdades socioculturais e econômicas, os âmbitos da educação e da cultura seguem essenciais para transformar os modos de viver, pensar e agir“, afirma o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. “E as artes têm uma força extraordinária para estimular essa transformação. O Ciclo de Sensibilização para Educadores, portanto, reafirma a ação do Sesc voltada à formação, ao conhecimento e a melhoria da vida dos indivíduos.” 

Os três encontros vão contar com recursos de acessibilidade (legendas e libras). Para solicitar declaração de participação neste Ciclo, acesse https://bit.ly/DeclaracaoEducadores até 10 de novembro de 2021. As declarações serão enviadas por e-mail a partir de 4 de novembro.  

A arte como possibilidade de criação  

O retorno às aulas chegou – crianças, jovens, adultos, alunos, educadores e gestores, se reencontram depois de um período de afastamento. Um novo ciclo se inicia, são partilhados esperanças e receios, reencontros, desencontros, transformações. Nesse contexto, como nos reaproximamos tendo em vista aquilo que foi vivido de maneiras tão diversas por alunos e educadores? O que aprendemos com esse período? O que não pode se repetir? O que queremos transformar? Como realizar aquilo que queremos construir? Qual a educação que queremos para o Brasil? 

O Ciclo de Sensibilização para Educadores busca investigar a retomada das aulas, como os professores podem receber e acolher os alunos dentro desse novo contexto e a arte como possibilidade de criação de outras relações e deslocamentos. O ciclo também aborda a transdisciplinaridade, os sentidos, problemas e potências do currículo e a ocupação de espaços na cidade, praças, ruas e escolas. 

A arte em convívio com a educação pode criar esse território comum, uma educação sensível aos afetos, um ecossistema de invenção e aprendizagem nos quais cada um de nós talvez precise de um método para viver sua singularidade, uma maneira única de fazer as coisas, de se organizar“, sugere Stela Barbieri. “Sendo intensamente fiéis ao que nos move e aceitos em nosso modo de ser, quem sabe possamos criar um território ético comum de movências, coragem, inspirações e perceber que o que afeta um, de algum modo, afeta todos os outros, numa cadeia que ficou ainda mais perceptível com a pandemia.” 

Entre as diretrizes curatoriais do ciclo, Stela optou por conteúdos que despertem interesse nos profissionais da educação com incidência concreta no ambiente escolar e na sala de aula, sem se furtar do contexto atual. Outro aspecto levantado pela artista e educadora é proporcionar aproximações entre profissionais: artistas, pesquisadores e professores/educadores que vivem a realidade escolar, provocando situações e diálogos, além da criação de redes. 

Como mesclar artistas-educadores e artistas não necessariamente educadores, que tenham proximidade com diferentes territórios e infâncias e que desenvolvam em sua obra preocupações ou interfaces declaradamente engajadas com a educação também será tema abordado durante os encontros. 

Programação 

Dia 20 de outubro, quarta-feira, 18h – A invenção no cotidiano da escola e da comunidade 

Stela Barbieri convida Hermes de Souza (líder comunitário, fundador do Instituto Nova União da Arte, na Vila Nova União, região de São Miguel Paulista), Bruninho (pedagogo e gestor da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura) e Vasti Ferrari (educadora, diretora de escola e atualmente Secretária de Educação do município de Jundiaí) para pensarem juntos maneiras de nos encontrar uns com os outros e criar ecossistemas de invenção e aprendizagem, ocupando espaços vazios da cidade como territórios educativos. 

Referências do encontro
Bináh Espaço de Arte
Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí
Projeto Arte, Movimento e Eu (AME)
Centro Municipal de Capacitação e Formação Permanente do Magistério “Professor Paulo Freire” (Jundiaí)
Centro Internacional de Estudos, Memória e Pesquisas da Infância
Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura no Facebook
Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura
Da Penitenciária à Quebrada Sustentável
Escola de Baixo da Ponte
Do Saara à Cracolândia

Dia 27 de outubro, quarta-feira, 18h – A transformação no território

Stela Barbieri convida Piérce Willians (artista e educador), Sandra Lima (pedagoga e diretora de escola de educação infantil) e Ednéia Gonçalves (educadora e coordenadora executiva da ONG Ação Educativa) para refletir sobre o reencontro de crianças, jovens e adultos na escola depois de um longo período de afastamento. Como nos reaproximamos tendo em vista aquilo que foi vivido de maneiras tão diversas por alunos e educadores? O que aprendemos com esse período? O que não pode se repetir? O que queremos transformar? Qual a educação que queremos para o Brasil? 

Referências do encontro
Janelas de Inovação – EMEF Padre Emílio Miotti (Campinas, SP)
Depoimentos dos ex-alunos da EMEF Padre Emílio Miotti (Campinas, SP), sobre os ateliês e as tutorias
Documentário sobre o trabalho com ateliês realizado na EMEF Padre Emílio Miotti (Campinas, SP)
EMEI Carlos de Laet

Dia 3 de novembro, quarta-feira, 18h – A expressão emancipadora 

Stela Barbieri convida Edgar Gouveia Jr (arquiteto e urbanista), Fabrício Lopez (educador, artista e diretor do Instituto ACAIA) e Carmen Luz (cineasta, coreógrafa, curadora, diretora de espetáculos cênicos, dramaturga e professora). Com frequência, se dá pouca atenção para ações que estão sendo inventadas, experimentos e outros modos de existir. Neste encontro, vamos conhecer algumas ações que geram mobilização e abrem outros caminhos de ação. 

Referências do encontro
Instituto Acaia
ateliescola acaia
Case Jornada Operação Antivírus X
O que é a Jornada X em 60 segundos
Tudo sobre a Jornada X em 3 minutos
Chamado – Primavera X
#01 Primavera X
#05 Primavera X
X-LAB Juiz de Fora: Educandário Carlos Chagas
Uma conversa com Carmen Luz sobre o cinema feminino em movimento
EnTocar Danças | Carmen Luz
A Escrita do Corpo Negro – Ciência & Letras
Carmen Luz – Diálogos Ausentes (2017)
CULTNE NA TV – Programa Carmen Luz
Chica da Silva tem história revista para além de sua sensualidade
Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas

Stela Barbieri 

Artista, contadora de histórias, autora e educadora. Dirige o Bináh Espaço de Arte, um lugar de educação e invenção. Foi diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, e curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo. Assessora na área de arte e educação para várias escolas e museus em diferentes Estados do país. Publicou materiais educativos para instituições culturais, livros para professores e 25 livros para o público infantojuvenil. Realiza exposições espetáculos e ministra cursos de narrações no Brasil e no exterior.

Vasti Ferrari 

Foi docente na educação infantil de Jundiaí, diretora de escola e Diretora do Departamento de Ensino Fundamental. Atualmente é Gestora de Educação na rede municipal de Jundiaí. 

Bruninho 

Atua na área social na região de Parelheiros e Jardim Ângela, em São Paulo. Pedagogo, possui formação em direitos humanos. Co-fundador do coletivo Encrespad@s e também atua Na Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura. 

Hermes de Souza 

Líder comunitário, fundador do Instituto Nova União da Arte, na Vila Nova União, talvez o maior de seu talento seja de enxergar a luz que há em cada um, seja no morador de rua, na criança desamparada ou no jovem que se perdeu nas drogas. 

Sandra Lima 

Pedagoga e diretora de escola de educação infantil do município de São Paulo. 

Piérce Willians 

Artista e educador, atua como professor de artes em escola publica, é psicanalista em clinica social e também cancionista. 

Ednéia Gonçalves 

Atua como formadora de gestoras e professoras em organismos internacionais e redes públicas e privadas em diferentes estados brasileiros. Coordenadora executiva da ONG Ação Educativa. 

Carmen Luz 

Cineasta, coreógrafa, curadora, diretora de espetáculos cênicos, dramaturga e professora. Seu trabalho aborda o corpo, o imaginário e o cotidiano de africanes e afrodescendentes na diáspora negra, em especial, jovens periféricos no sudeste brasileiro e as memórias de mulheres nas Américas. 

Fabrício Lopez 

Artista e educador, atua como um dos diretores do ateliescola Acaia, em São Paulo, e mantêm seu ateliê no bairro do Valongo, em Santos. 

Edgar Gouveia Jr 

Arquiteto e urbanista, bioarquiteto especialista em jogos cooperativos conhecido internacionalmente por seus projetos de protagonismo juvenil. Criador do Play The Call, Primavera X, Antivírus X e o Desafio 10×10. 

Ciclo de Sensibilização para Educadores   
Dias 20 e 27 de outubro e 3 de novembro, quartas-feiras, 18h
Canal do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo no YouTube
Link: https://www.youtube.com/cpfsesc 
On-line | Gratuito
Os encontros contam com recursos de acessibilidade (legenda e libras)
Duração: 60 minutos (cada encontro)
Coordenação: Stela Barbieri | Produção audiovisual: Raimo Benedetti – Estúdio B | Com: Bruninho, Carmen Luz, Edgar Gouveia Jr, Ednéia Gonçalves, Fabrício Lopez, Fernando Vilela, Hermes de Souza, Piérce Willians, Sandra Lima e Vasti Ferrari

Para solicitar declaração de participação neste Ciclo, acesse https://bit.ly/DeclaracaoEducadores até 10 de novembro de 2021. As declarações serão enviadas por e-mail a partir de 4 de novembro. 

Assessoria de Imprensa  
Nossa Senhora da Pauta 
Frederico Paula – MTb-SP: 28.319 
(11) 99658-3575 | frederico@nossasenhoradapauta.com.br 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR no blog
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR programação