Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Vinil de Rick n’roll

Mais conhecida como o “C” do ABC, São Caetano do Sul carrega vários títulos em sua história. A região foi marcada pelo desenvolvimento industrial e automobilístico. Alguns exemplos são as indústrias localizadas na divisa com São Paulo, e a sede da General Motors no Brasil, na Avenida Goiás.

O comércio é também um forte alvo econômico da cidade, que abriga a matriz da rede de lojas Casa Bahia fundada em 1952 pelo imigrante judeu Samuel Klein. Hoje a cidade cresceu tanto que é alvo de construções imobiliárias de alto padrão.

São Caetano do Sul apresenta os melhores indicadores sociais de todo o país, uma cidade considerada exemplar em vários aspectos do chamado IDH – Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, ocupando o 1º lugar na lista dos municípios brasileiros por IDH, além de possuir um índice de analfabetismo quase nulo. A cidade é bonita, limpa e arborizada. Um referencial para crianças e idosos.

Na década de 80, São Caetano concentrava um grande número de casas noturnas e lojas de discos. Nesse cenário criativo onde a música tinha lugar de destaque, Rick, como gosta de ser chamado, montou sua loja, na galeria mais subterrânea da cidade, a loja de discos que iria fazer parte do conteúdo afetivo da vida de muitas pessoas: Rick and Roll Discos.

De 1986 a 1996 a loja de discos se destacou no mercado fonográfico do ABC por pertencer a um circuito alternativo, relacionado aos amantes do Rock and Roll e pelo grande número de títulos e tendências musicais oferecidos. Nesse período, a Rick and Roll promoveu vários eventos, como tardes de autógrafos com a participação de Eddy Teddy, Tony Campello, Baby Santiago e Carlos Gonzaga, e de receber os grupos ingleses Guana Batz e Toy Dolls. Nos eventos promovidos pela loja tocaram vários grupos, como João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Cokeluxe, S.A. R, K’Billys, Grande Trepada, Acústicos & Valvulados, Grinders, Jet Blacks e Kães Vadius.

Mas com certeza o evento de maior projeção foi o Campeonato Nacional de Topetes que era a marca registrada dos frequentadores da loja. O 1º campeonato aconteceu em 1988 com a participação de topetudos de toda a região, concorrendo nas categorias: clássico, volume e criativo. O campeonato aconteceu na própria Unidade do Sesc São Caetano sob a responsabilidade do técnico de programação Roberto Pinto, também morador da cidade. Em 1991 aconteceu o 2º campeonato, que obteve grande repercussão na mídia chamando a atenção da produção do programa Jô Onze e Meia, que convidou Rick e 12 finalistas para uma divertida entrevista. Em 1995 essa ideia surreal serviu de inspiração para a escritora Glória Perez criar um personagem topetudo para a novela Explode Coração. Foi então que Rick, recebeu um convite da produção da TV Globo para participar da novela e entregar o troféu do Campeonato de Topetes do Rio de Janeiro ao personagem Bebeto a Jato, interpretado pelo ator Guilherme Karan.

Nestes 10 anos, Rick acompanhou o lançamento de centenas de discos, presenciou a ascensão e queda do vinil, como aconteceu em 96, que foi praticamente a o final da era do LP no mundo e quando nosso amigo teve que encerrar as atividades da loja por não conseguir acompanhar os altos custos da era do CD.
Depois disso, Rick foi trabalhar na Secretaria de Cultura promovendo shows e eventos para a cidade. Foi então que começou a observar o ressurgimento de interessados nos velhos LPs e diante desta surpreendente valorização se viu motivado a reativar a loja de discos. Deixou o trabalho na prefeitura e voltou a cuidar do Vinil! E voltou em grande estilo. Firmou uma parceria com a School of Rock de São Caetano e inaugurou a Rockpedia by Rick and Roll, um espaço cultural onde os vinis são colocados à disposição de alunos e professores. Um acervo de LPs, CDs, DVDs, camisetas, livros e acessórios musicais.

Rick é um amante do rock e apaixonado pelo que faz, transmite alegria e deslumbramento em seu mundo. Hoje, além da loja, coordena e promove os eventos da escola de rock e mantém uma coluna semanal sobre música no Jornal ABC Repórter. Recentemente Rick organizou e levou os alunos para o palco kids do Festival Lollapalooza!

Ele também tem um acervo de fotos e sabe tudo sobre todas as bandas que nasceram no ABC, além de conhecer quase todos os covers do Elvis que existem na cidade: “São Caetano é a cidade que mais tem Elvis Presley por metro quadrado”- completa.

Com tanta história pra contar, Rick resolveu escrever um livro sobre a história do rock no ABC. Por enquanto, no facebook de Rick e da Escola do Rock já há muita informação sobre o rock. Todo dia uma curiosidade para curtir e compartilhar.

A Rockpedia by Rick and Roll funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 16h, onde os visitantes podem conhecer a estrutura da School of Rock e os programas de ensino para as novas gerações entrarem nesse fabuloso universo musical!

Rick and Roll no Facebook
School of Rock São Caetano do Sul no Facebook

__

Texto: Fabíola Tavares | Foto: Acervo Pessoal