Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Vamos fazer cinema?

Luz, câmera, e muita brincadeira!

Imagine um set de cinema, bem no meio de uma praça! Foi o que o Circuito Sesc de Artes 2019 trouxe pra Ilha Solteira: uma superprodução ao ar livre. A ideia da oficina foi mostrar de forma prática o que acontece no universo cinematográfico. Para participar, tinha até fila! Os monitores sorteavam as funções de cada um: diretor, contrarregra, figurinista, câmera, iluminador.

O Brian Silva Costa, estudante de 19 anos, foi sorteado com o personagem do chapeleiro maluco. E olha, parece que ele já tem até veia de ator. Antes de entrar em cena, maquiagem e figurino!

“Adorei, é algo que eu pretendo fazer no futuro. Trazer isso é muito diferente, porque nós não estamos acostumados a ver essa parte técnica. É uma experiência ótima!”, disse Brian.

E enquanto o elenco se preparava, todo o restante da equipe já estava nos últimos ajustes. Lembrando que todas as funções foram exercidas pelo próprio público, com auxílio dos monitores. Iluminação fazendo a checagem; diretor dando os últimos detalhes… Tudo o mais próximo possível do real.

A Débora Vitória Lucena tem 62 anos e também quis participar. Ficou responsável pela montagem do cenário.

“Adoro brincadeira, adoro coisas de criança, estou me divertindo.”, comentou a professora Débora.

Além de mostrar um pouco mais do que rola por trás das câmeras, a oficina também ofereceu ao público uma importante noção de coletividade, afinal, uma função depende da outra. E essa equipe mostrou entrosamento e um belo resultado final. Confere aí!

 

Texto e imagens: Pollyana Moda