Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Tatuí, a cidade mais musical do estado

Não foi à toa que Tatuí recebeu em 2007 o título de “Capital da Música”. A primeira coisa que se vê ao chegar na cidade são jovens e adultos andando pra lá e pra cá com instrumentos musicais a tiracolo.

A cidade mais musical do estado de São Paulo abriga o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí, como é conhecido nacionalmente –, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina.

O prestígio da instituição correu continentes e leva para Tatuí entusiastas da música de diversas regiões do Brasil e do mundo. Diferentes sotaques e culturas se misturam pelas ruas da cidade. Há mais de 60 anos o conservatório forma músicos e recebe alunos para aperfeiçoamento. Atualmente, mais de dois mil alunos estudam lá.

Conheça um pouco mais do Conservatório:

Além do Conservatório, merece uma visita o Monumento dos Músicos de Tatuí. Instalado em 13 de dezembro de 2013, o monumento é composto por sete personalidades que fomentaram o gênero seresta na Capital da Música: Noel Rudi, Zé Fiuza, Ditinho Rolim, Joãozinho do Irineu, Osmil Martins e Raul Martins, além do ex-prefeito e poeta Paulo Ribeiro. Foi Paulo Ribeiro que, por meio de uma noite de seresta em 1967, em uma roda de amigos que executavam músicas do cancioneiro popular, teve o sentimento de transformar Tatuí na Capital da Música, o que se tornou Lei Estadual em 2007.

 

Texto: Lilian Ambar
Foto: Paulo Rogério