Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Pão de Queijo Doce?!

Entrada da cidade. Foto Michelle Magrini

Ali pertim de Minas, mas ainda em São Paulo, Divinolândia faz jus ao nome em vários aspectos, nas paisagens montanhosas já com carinha mineira, no carinho e hospitalidade das pessoas da cidade, que chegam ser angelicais, e na culinária que carrega essa mistura conhecida do café com leite e que acabou criando o pão de queijo doce.

Vista panorâmica de um dos mirantes da cidade. Foto Michelle Magrini

 

Um italiano da família Fornari fez de Divinolândia sua terra e abriu uma padaria quando chegou ao Brasil no período da imigração. Os mineiros, comerciantes que passavam sempre por lá pediam o tradicional pão de queijo mineiro. O Senhor Orfeu que não conhecia o tal pão de queijo, enrolava com um “semana que vem tem” e nesse meio tempo foi desenvolvendo uma receita com o que imaginava que seria um pão de queijo, baseado em um pão doce. A receita passou, de geração em geração, do Seu Orfeu para sua nora, e dela para o seu filho, Orfeu Fornari Neto.

Não pude resistir e provei o melhor pão de queijo doce que se pode comprar na cidade e fiquei com a aquele sabor de um bolo de queijo, com um quê de sonho, singular, mas ok. Até que na semana seguinte volto à cidade e sou presenteada pelos Fornaris com uma forma de pão de queijo doce feita pela família com o carinho de Dona Cida e seu filho. Agora sim! Falta palavras para o prazer da cobertura de queijo com calda doce que deixa o bolo molhadinho na medida certa! Você pode estar pensando: ah, mas está mais para bolo. Talvez, mas o pão de queijo está mais para biscoito de polvilho do que para pão. Polêmica!

A receita eles não escodem não. A Dona Cida já deu curso pra ensinar o prato típico da cidade, fez a receita na TV, libou a foto do caderno de receita de família que você pode ver abaixo… Segundo a família, o que muda não é o tempero, é mão!

 

Texto: Michelle Magrini