Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Olimpíada caipira

Além de batizar um ginásio esportivo e uma rua em Monte Alto, “Horácio Barioni” é também o nome de uma Avenida em São Bernardo do Campo e de um conjunto poliesportivo em São Paulo. Geralmente, quando uma localidade recebe um nome próprio, essa pessoa foi importante, pode ter sido uma celebridade… um político… um inventor… um mártir, e por aí afora. Pois bem, se esse homem empresta sua graça para tantos lugares, presumo que Horácio “Baby” Barioni fez história! Provavelmente criou algo de relevante em nossas vidas, mesmo que muitos de nós não tenhamos ainda conhecimento do que ele fez.

Pois bem, Baby Barioni – descendente de italianos, nascido em São Paulo em 1905 – criou em 1936 nada mais nada menos que nossa versão tupiniquim das Olimpíadas, ou seja – os Jogos Abertos do Interior. Foi cronista esportivo; foi jogador de basquete profissional; foi um dos primeiros promotores de automobilismo e de esportes com motos náuticas! Se o MacGyver tivesse existido naquela época, Baby com certeza seria um forte candidato ao seu posto! Ele escreveu para centenas de prefeituras de iniciativa própria, buscando contatos e apoios para sua ideia; os custos e as dificuldades iniciais eram muito grandes, mas a vontade de realizar os jogos também era.

O que começou entre nove cidades no total com apenas partidas de “bola ao cesto”, hoje se tornou um dos mais importantes eventos esportivos do país e um dos maiores da América Latina. Na última edição das “olimpíadas caipiras” foram disputadas 25 modalidades esportivas, com cerca de 250 municípios participantes. Monte Alto é então o berço dos Jogos Abertos do Interior, que hoje levam o nome de Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”. Agora que o conheço melhor, sugiro inclusive a candidatura de seu nome para um estádio nos Jogos Olímpicos de 2016!

__

Texto: Paola Brunelli | Foto: Museu Histórico e Cultural Dr. Fernando José Freire de Andrade