Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

História, amor e arte!

Abaré, do tupi-guarani: gente amiga. Amiga da terra que vive, do povo, dos hábitos e costumes de seu lugar, do seu chão, das suas raízes. As areias brancas e o balanço das ondas do mar – que cantam aos ouvidos de seus admiradores – das praias de Itanhaém inspiram e inspiraram poetas, músicos, historiadores e artistas desde a sua fundação.

Abaré, gente amiga! Assim eram chamados os padres jesuítas que chegaram para catequisar os índios que nas terras de Itanhaém habitavam. A boa relação dessa gente amiga é o fruto que constrói a história da cidade.

Relatos, fatos e lendas. O orgulho que emana sobre sua identidade resulta em arte. O amor por sua terra, por sua história e cultura eternizadas através da arte.

Abaré, gente amiga! Esse amor pela arte fez nascer o Abaré Teatro, formado e fundado por uma gente amiga de sua própria essência, de suas raízes e de sua cultura. A arte caiçara contada e apresentada nos palcos de todo o país. O orgulho de abaré de Itanhaém recriando momentos e desmitificando fatos.

Duas décadas encenando histórias entre realidade e ficção. Formando artistas, produtores e técnicos. Fomentando cultura e levando o canto das ondas do mar de Itanhaém pelos quatro cantos do país.

Nas areias de Itanhaém de Anchieta, Calixto, Emígdio de Souza, a Cia. Abaré Teatro forjou sua própria história, sua carteira de identidade, seu RG e se transformou em referência para a região e o país e digna em toda a sua trajetória.” (Orlando Moreno – Diretor, ator e fundador da Cia. Abaré Teatro)

__

Texto: Isabel Tetéo | Foto: Cia. Abareteatro e Emcena Brasil