Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Fortaleza, minha inspiração

Há 12 anos, Ivan canta a história em rima, cordel, música e conversa sobre a Fortaleza da Barra. Ivanildo Ferreira Guimarães, cujo nome artístico é Ivan Di Ferraz, é Técnico Regional de Turismo e Música. Faz a articulação histórica, turística, cultural e artística, quando recebe grupos de pessoas que vão visitar a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, localizada a sudeste na ilha de Santo Amaro, entre as praias do Góis e de Santa Cruz dos Navegantes, no município do Guarujá, litoral paulista.

Esse migrante do Maranhão, chegou a São Paulo em 1970 e em 1989 já estava em Santos. Ivan conta que logo foi morar na Prainha do Góis, onde constituiu família e mora até hoje. Ele diz trabalhar no Forte por amor e vocação. Ele pega o barco e sai feliz para mais um dia, como diz em uma de suas canções “Esse caminho me dá sorte, que cheirinho que ele tem, da minha casa pro Forte esse é o meu vai e vem”.

O encontro foi de conversa, muita história num ambiente com vista para o mar, o verde, em meio a navios e barcos. Empolgado e com um brilho nos olhos, logo Ivan começa a contar a história da fundação do Forte, na época em que os navios piratas saiam da Inglaterra seguindo mundo a fora, por terras com muitos recursos, como havia nessa região do Porto de Santos, sendo um chamariz para ataques piratas.

Em 1580, aconteceu um episódio histórico e politico, o início da União Ibérica, em que o Rei Felipe assume a coroa Portuguesa, atraindo piratas holandeses, ingleses e franceses para essa região. Em 1583, acontece a primeira tentativa de invasão, comandada por Edward Fenton, que fora combatido pela esquadra espanhola. Por conta desses ataques, foi fundado em 1584 o Forte que fica em atividade até 1905, sendo 320 anos de serviços, com 32 canhões em pleno vapor, de 30 a 50 homens em combate, formando em toda a região um grande sistema defensivo

Tanto amor levou Ivan a compor o Hino à Fortaleza:

“Fortaleza vem de forte, imponência e proteção;
respeito de sul a norte, mais do que um pedaço de chão.
Sua história é a do país, razão de ser feliz, toda nossa região.
Foi no século dezesseis, na Ilha de Santo Amaro que a Fortaleza se fez, servindo a todos de amparo.
Foi Gerônimo Leitão que mandou fazer, então, esse monumento raro…
Lugar de luta e vitória, no dever e diversão, pedaço vivo da história, na defesa da nação,
exemplo de amor e glória, para sempre na memória, sempre em nosso coração.

Fortaleza vem de forte, imponência e…
Quartel-abrigo e escola, refúgio-lar e prisão, daqui avista pra orla, que já foi de solidão,
desde o último combate se tornou obra de arte, palco de apreciação…
O Forte é arquitetura, beleza e religião,
Foi tombado por bravura, e hoje, pertence à nação.
Cada período da história é como um sol que aflora,
Pra iluminar nosso chão.
Fortaleza vem de forte, imponência e…”