Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

A arte urbana de um interior não muito distante

No interior, em diversos lugares, é comum nos depararmos com banheiros públicos para uso da população. Em Santa Isabel, cidadezinha também conhecida como o “Paraíso da Grande São Paulo”, com pouco mais de 50 mil habitantes, há um especial: o banheiro da Rua Prefeito João Pires Filho, que possui outra cara: ele é todo grafitado.

O trabalho é resultado de uma oficina que aconteceu em 2013, ministrada por Daniel Neo, arte-educador e grafiteiro, que uniu profissão e paixão em um só ofício há mais ou menos quatro anos. Após uma parceria entre o setor público e o setor privado, cerca de 30 adolescentes, atendidos pela Secretaria de Assistência Social, passaram um mês aprendendo técnicas e desenvolvendo painéis com a arte urbana – tão presente nas metrópoles, sendo mesmo parte integrante do cotidiano dessas populações, mas ainda tímida nos interiores, causando olhares curiosos nos que não conhecem ou não estão acostumados com a manifestação artística.

No fim do curso, além do certificado de conclusão, de uma visita à Bienal do Grafite e uma possibilidade nova para o futuro, os meninos ganharam um presente, que não estava no planejamento das atividades: o banheiro público foi cedido para que eles fizessem as intervenções que eles desejassem! O trabalho em forma de tipografia foi o escolhido e então, com a liberdade e criatividade afloradas, palavras-chave foram impressas nas paredes: amor, esperança, alegria – e outras tantas que representam o desejo desses adolescentes diante de uma nova perspectiva para um futuro mais próspero.

__

Texto: Thais Amendola | Foto: Daniel Neo