Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Enxergando o mundo por outras lentes

Enxergar o mundo por uma outra perspectiva. Essa sempre foi a paixão do fotógrafo André Luiz Alves, até que em setembro de 2017 ele decidiu expandir esse olhar, criando o grupo “Streets Photographers”. Hoje são quarenta e cinco profissionais e amantes dessa a arte, que se reúnem uma vez ao mês para simplesmente fotografar! E sabe onde encontramos eles?? No Circuito Sesc de Artes! Registrando tudo.

Para André, a fotografia mostra aquilo que a alma do fotógrafo está visualizando, só que através da lente dele. “A gente sempre fotografa aquilo que está dentro da nossa alma, do nosso coração, da nossa mente”.

E foi com esse sentimento que eles buscaram retratar os detalhes do Circuito. Cada um com sua técnica, com sua experiência, com sua paixão. O grupo não tem cunho político ou comercial, é direcionado tão somente ao social e à cultura. E claro, fotografar os eventos do Sesc é sempre uma missão!

“O Sesc sempre traz muito material e cursos pertinentes a fotografia, e por isso sempre estamos próximo ao Sesc, que também tem um trabalho sensacional no fomento da cultura.”

André conta que o projeto vai além do amor pelas lentes, já que existe hoje a necessidade de uma prática de fotografia autoral na cidade de Araçatuba. E assim eles “trabalham”, sempre com o objetivo de fomentar a cultura, direcionando o fotógrafo à percepção de novos olhares, registrando a arquitetura, o comportamento e o cotidiano do município. André ainda afirma:

“Acredito na importância do Grupo para o bem comum social e cultural do município, fomentando a cultura audiovisual através das lentes e retratando o cotidiano e arquitetura araçatubense. Me sinto realizado praticando as fotografias por acreditar que no futuro nossas crianças terão a visão de como foi este momento tão importante para nós agora, e ter documentado um pedaço da história.”

E juntos eles conseguem preservar a memória da cidade. Cada um entrou para o grupo de um jeito diferente. Gerson, um dos integrantes, diz que tem uma longa história com o universo das fotos.  Aos nove anos ele ganhou sua primeira câmera fotográfica, e desde então, registrar momentos tornou-se uma paixão.  Ele conta que se interessou pelo projeto depois de ler uma matéria sobre o “Streets Photographers” num jornal da cidade.

“Dando conta que tão próximo a mim outros tantos aficionados por fotografia se reuniam para respirar e propagar a arte, desenvolver a técnica, trocar informações, apoiar os iniciantes… não tive dúvidas, entrei em contato e me candidatei a ser mais um de seus integrantes.”

E com sua câmera ele descobre novos olhares, novas sensações… E foi assim no Circuito Sesc de Artes, experiência que, segundo ele, foi fascinante.

“Fotografar o Circuito Sesc de Artes foi inspirador, como tudo o que o Sesc promove no campo da cultura e da arte.”

Quer saber como ficaram fotos? Confere aí!

 

 

 

 

 

Texto: Pollyana Moda
Fotos: Street Photographers