Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Duelo de rimas

Quem passa pela Praça da Matriz, no centro de Mogi das Cruzes, toda sexta-feira por volta das 20h, deve ficar, no mínimo, curioso; jovens duelam-se em rinhas de poesia – as famosas batalhas de MCs. Em Mogi, desde 2009, a galera do Arena MC é a responsável por organizar, divulgar, articular e conduzir todo o processo.

Surgido de uma reunião de amigos que improvisava versos, o Arena MC tornou-se o cenário de um movimento independente do hip hop local que, apesar de ainda enfrentar certo preconceito e algumas dificuldades, tem seu reconhecimento e, consequentemente, abarca uma série de simpatizantes, que vão além do grupo de amigos e conhecidos dos garotos: crianças, envolvidas pelos versos, carregam seus pais para conferir a apresentação, idosos frequentadores da praça assistem as disputas, namorados são embalados pelas rimas e até moradores de rua fazem parte da diversa plateia desses jovens.

As batalhas de freestyle são realizadas entre oito pessoas e, caso o número de participantes seja inferior, é realizada uma roda de rimas. Eles revezam o microfone e entoam suas palavras enquanto a plateia aplaude, dança e interage com o grupo.

Esse protagonismo juvenil é parte importante do fortalecimento da cultura local, principalmente da arte urbana, que emerge na cidade sobretudo pelo esforço e dedicação tão presentes na trajetória desses talentosos jovens.

“Vou chegando no freestyle com minha improvisada
sem perder porque eu vou pegar na minha levada
e lembrar pra vocês que o rap é fenomenal”

__

Texto: Thaís Amendola | Foto: Divulgação