Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Dois cafés e muitas histórias em Porto Ferreira

Ela conhecia cada um que entrava pelo nome. Alguns que passavam na porta da rua também.

Eu logo fui percebida como desconhecida.

Das crianças da escola ela sabia nome e história. Lembra desde que série conhecia cada um. Alguns a conheciam pelo nome carinhoso, Ceci, outros simplesmente por tia.

Foram anos como tia da cantina, na escola próxima e também em outra mais distante um pouco de onde agora tem um café, o Café da Ceci.

Café servido como um caprichoso café de vó, com direito a causos e histórias da cidade.

Eu conhecia a cidade por ser a capital da cerâmica, onde é possível encontrar louça bonita e em bom preço. A internet dizia que isso foi lá nos anos 80. Eu fui pra cidade pensando que essa seria uma boa história pra se contar. Mas ao parar para tomar um café, conheci a Ceci e a história mudou.

Eu pedi um segundo café com chantily só para ficar um pouco mais ouvindo as histórias que passavam pelos casos de política da cidade que ganharam repercussão nacional, mas também pelas singelas histórias das crianças, algumas já crescidas, mas que ainda comem pão de queijo na Ceci como na casa da avó.

O garoto, já um adolescente acaba de comer e avisa: vou lá na escola e já volto. A afetividade é nítida. Quem avisa a dona do café onde vai e quando volta?

Eu não consigo tomar um terceiro café e também já tenho que ir.

Mas repasso o convite da Ceci, se estiver pela cidade, volte para tomar um café, ele vem com carinho de vó.

Texto e Fotos: Michelle Magrini