Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Construir e ressignificar em qualquer idade

Alguns elementos de madeira aliados a princípios mecânicos simples, dão vida a engrenagens. E de repente… o passarinho ganha movimento!

Essa foi a oficina de Tecnologias e Artes “Construção de Autômatos”, que rolou em Ilha Solteira como parte da programação do Circuito Sesc de Artes 2019. A proposta foi trazer ao público o conceito de autômatos, e principalmente a consciência do reuso de materiais, ressignificando aquilo que seria jogado fora.

Mas afinal, o que é um autômato? Apesar do nome diferente, o conceito é fácil: autômatos são objetos que se movimentam através da rotação de manivelas. E quando o assunto é brinquedo, é possível explorar possibilidades. Na oficina, o pássaro foi o objeto escolhido, e em poucos minutos, os participantes puderam criar o seu próprio autômato. Os brinquedos podem se movimentar com mecanismos como eixo, manivelas e rodas.

Logo no início da oficina, chamou minha atenção o engajamento de duas amigas, as “Donas Marias“. Elas pareciam estar brincando, e ao mesmo tempo, superfocadas a cada explicação. A Dona Maria Monteverde, de 85 anos, disse que chegou a ficar emocionada durante a oficina.

“É gostoso, a gente volta ao tempo de criança. Quando menor, a gente brincava de outras maneiras, com boneca de milho e boneca de carretel.”, conta a aposentada.

A Dona Maria Ferreira Paliot também não disfarçou a alegria de ter participado. Com 78 anos de idade, disse que voltou lá pro tempo em que tinha só 8 anos. “Achei o máximo, jamais pensei em participar de uma coisa de criança. Eu estava louca pra vir pra cá”, disse nossa segunda Dona Maria.

Dá só uma olhada em como ficou o trabalho delas!

 

Texto e imagens: Pollyana Moda