Blog

ARTE NA RUA PARA TODAS AS PESSOAS

118 cidades

12 A 28 DE AGOSTO DE 2022

12 - 28 AGO 22

Bom ir, bom voltar

Avaré, Avaré… Cidade em que eu nasci 28 anos atrás, às pressas, de sete meses, nas mãos da vovó Margarida, que teve que se virar pois não deu tempo de o médico chegar…

Cidade em que nunca morei, mas em que de certa forma cresci: nas férias na casa da minha avó, brincando na rua, andando de bicicleta, tão livre, tão pertencente à cidade… Uma vida se passou desde 26 de Julho de 1986, mas eu nunca perdi o contato nem a conexão com minha terra natal.

Cresci e me tornei cantora muito influenciada por esta avó que me trouxe ao mundo, também pelos meus tios todos avareenses, e pelo meu avô paterno que tocava violão 7 cordas maravilhosamente, que trouxe o choro para a cidade, o saudoso Jamil Caram, e por todos os meus parentes que sempre tocaram, cantaram e usaram a música como maneira de estar junto e feliz.

Minha “música na alma” também nasceu nessa cidade do interior. E, em São Paulo, inventando meu cantar, fui desenvolvendo minha “vida de artista”, e grande foi a surpresa ao saber que iria para minha cidade natal para cantar, no Largo São João, em frente ao Centro Avareense (onde me diverti na adolescência em muitos bailes de carnaval), e ainda por cima iria para cantar com Pedro Luís, meu ídolo há muitos anos – considero a banda Pedro Luís e a Parede uma das melhores do Brasil. E, os anos na estrada transformaram meu ídolo em parceiro. Muitas foram as alegrias e conquistas musicais nos anos de profissão, e ainda assim, às vezes, uma pequena visita nos emociona muito.

Estar nessa pequena praça na cidade em que nasci, com o Pedro, com os outros artistas do Circuito Sesc de Artes 2014, como o Boi Marinho, o Circo Nosotros e o Lume Teatro, tudo isso fez da noite fria uma noite terna. Corações quentes. Ninguém queria ir embora no dia seguinte… Bom poder levar música pra tantas cidades do interior onde dificilmente eu chegaria, e de quebra pousar na minha terrinha. Bom ver o tempo passar. Bom ir e bom voltar. Bom estar com todos os que rodaram com a gente, aplaudiram e fizeram rodar! Volto já…

Texto: Bruna Caram
*A cantora Bruna Caram foi uma das atrações do Circuito Sesc de Artes do ano passado. Ao lado de Pedro Luís, ela se apresentou em diversas cidades do interior paulista e, no dia 10 de maio de 2014, cantou em Avaré, sua cidade natal.