O traje do palhaço

Foi um palhaço com roupa casual que me recebeu na Praça da Matriz de Fernandópolis. Puxei assunto com o palhaço Sapeca, pseudônimo de Sérgio Sousa, que garante que além de palhaço é capaz de ser um ótimo Palhaço Noel na época do Natal.

“Eita, mas e como faz com o calor?”, perguntei.

Ele disse que as temperaturas chegam a 35℃ ou 40℃ nesse lugar tão perto de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul. Na verdade, menti quando disse que Sérgio usava roupa casual. Ele vestia uma camiseta personalizada com os escritos “Circuito Sesc de Artes” com sua própria letra. Perguntei de onde vinha isso e ele falou que estava dando uma força aí na divulgação. Agradeci e disse para que ficasse, porque ia ter apresentação de circo mais tarde.

De alguma forma, foi ele quem me apresentou à praça, que me contou que a igreja matriz presta homenagem a Santa Rita de Cássia, e que me disse que ali não é espaço só de Circuito Sesc de Artes. É também espaço para um grande encontro de palhaços no começo do ano. Sérgio me contou um pouco triste que o circo se monta ali e poucos dias depois se desfaz e desaparece da praça.

E não é da natureza do circo ser assim, Sérgio? Ele concorda, menos triste.

Se não fosse essa conversa, minutos antes de começar o rolê do pessoal do Verso Móvel Sound System, eu não teria entendido os graffitis da praça, mandando um salve para o circo. Se uma vendedora já tinha me contado que o ex-namorado dançava street dance e por isso queria colar na apresentação do 3 ao Quadrado, Sérgio me mostrou que o circo é também linguagem que tem espaço em Fernandópolis.

Pouco depois, ensandecidas, maritacas conversam (ou algo assim) na copa da árvore. Olho para baixo e vejo o palhaço Sapeca lendo livros próximo ao Gabinete de Curiosidades e Habilidades enquanto conversa com uma das mediadoras da Cia. Alcina da Palavra. Taí um habitante de Fernandópolis que vestiu – e aqui pedimos desculpas pela literalidade – a camiseta do Circuito Sesc de Artes!

Escrito por:

Bárbara Carneiro

Posts Relacionados

Comentários