Terra das Escolas ou Atenas do Sul são termos usados para caracterizar Itapetininga. A responsável por esse título é a Escola Estadual Peixoto Gomide, primeira escola normal do interior de São Paulo, além de ser também a primeira idealizada no interior projetada em estilo neorromântico, elaborado pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo.

“A escola, segundo consta a história, deveria ter ido para Sorocaba mas como houve um surto de febre amarela na região e o Dr. Peixoto Gomide tinha relações de amizade aqui em Itapetininga com os Prestes, ele vinha caçar perdizes na fazenda dos Prestes e ele era um político importante de São Paulo, conseguiu trazer a escola normal para Itapetininga. E foi a primeira escola normal do interior do estado de São Paulo, fundada depois da Caetano de Campos em São Paulo, a primeira do Estado.” , conta Maria Margarido Mazarino, professora aposentada formada pela Escola Normal em 1957.

Tombado pelo patrimônio histórico em 1987, o prédio teve suas aulas suspensas em 1932, quando se transformou em banco de sangue e hospital para os soldados feridos na Revolução Constitucionalista.

Atualmente a escola possui 17 salas de aula e atende alunos do ensino fundamental e médio.

 

Texto e foto: Indiara Duarte

Gostou dessa história? É essa a versão que você conhece? Você pode contribuir com suas memórias e complementar nos comentários abaixo com a sua versão dos fatos.

Se você tiver alguma dúvida sobre a programação do Circuito Sesc de Artes, por favor, entre em contato através do Fale Conosco do site, clicando aqui.

Posts Relacionados

Comentários