Estar juntos

por Eduardo Moreira

Foto: Guto Muniz

“O teatro é, por excelência, um lugar de encontros. Um espaço de trocas, de celebração, divertimento e reflexão, concretizados no encontro dos atores e do público.
Esse efeito de “estar juntos” se potencializa ainda mais no teatro feito na rua. O encontro da comunidade num espaço público, aberto, que é reconhecido por seus habitantes como seu, ressignifica o sentimento de pertencimento daquele lugar por sua comunidade. Como se a experiência da ágora grega se renovasse e se reinstalasse a cada vez que a arte ocupa o espaço público de uma cidade.
Um circuito que se propõe a levar arte e cultura, com a apresentação de vários espetáculos, a diferentes comunidades do interior do estado de São Paulo é a instauração de uma espécie de utopia que celebra a convivência, a tolerância e o encontro amplo de pessoas das mais diferentes classes sociais, idades num exercício de sensibilidade e de troca de emoções. Um ato de cidadania que se estabelece através da arte e do teatro.
Que iniciativas como essa do Sesc SP se multipliquem e que o teatro seja cada vez mais o antídoto necessário e vital contra a dispersão, o isolamento, a segregação,  a brutalidade e a insensibilidade, fantasmas que rondam, ameaçadoramente, os nossos tempos de hoje.”

Eduardo Moreira é ator fundador do Grupo Galpão, que estará no Circuito Sesc de Artes 2017

Posts Relacionados

Comentários