A Arteira e o Tempo

Ela veio sem O Tempo. O  deixou lá em Porto Alegre. Tempo foi o nome que Genifer Gerhardt deu a sua casa sobre rodas quando teve a ideia juntar sua paixão por viajar com a necessidade de ter uma estrutura para o seu pequeno TimTim durante as viagens. Foi assim que começamos a conversar. Ela rodou pelo Brasil com tempo, sem pressa e sem obrigação de seguir, nem de parar. Acumulou muitas histórias. Conheceu muita gente simples que a fez homenagear no seu projeto Brasil Pequeno Itinerante e que apresentou nesse Circuito Sesc de Artes 2017.
(Genifer, se estiver lendo isso, me perdoe pela imprecisão e por não ter tanta sintonia com as palavras assim como você tem.)

O público se aglomerando, ela aos poucos foi chegando, com suas roupas coloridas, seus bolsinhos cheios de vida e o chapeuzinho encantado que sempre levantava ao dizer no final de cada história “É só isso e mais nada…Muito obrigada”.

Eu acredito que as coisas pequenas tem muita grandeza nessa vida

As histórias que contava eram pequenas, auxiliadas por criaturas miniaturizadas. “Eu acredito que as coisas pequenas tem muita grandeza nessa vida”, ela dizia. As miniaturas eram mágicas e em suas mãos despertavam. Contou muitas histórias de vida. Da menina Marina, do Seu Agripino, Seu João e do Seu Bid.

Mas esqueceu de contar uma. A daquela singela guria que sabia transformar em poesia, as histórias de tristeza e alegria que colecionava tão logo as ouvia. Uma grande pessoa que sabia dar valor às coisas simples e essenciais. Coisas pequenas mas que são fundamentais: um sorriso no rosto, um olhar brilhoso e um abraço que te faz se sentir especial.

Não  veio com O Tempo, mas o tempo se fez presente.Tempo suficiente pra nos mostrar que é uma grande artista e que faz aquilo que acredita. Que a arte é capaz de transformar. A arte de alegrar crianças, entreter o público e também emocionar.

E essa foi a história que eu queria contar.

Então… É só isso é mais nada.  E pra rima não ficar desalinhada finalizo com um ‘Muito obrigada’.

Escrito por:

Ronaldo Domingues

Posts Relacionados

Comentários